Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/887
Título: Perfilagem química de poços tubulares na região cárstica do Jaíba, norte de Minas Gerais.
Autor(es): Lara, João Pedro Gomes
Orientador(es): Scudino, Paulo Cyro Baptista
Membros da banca: Scudino, Paulo Cyro Baptista
Galvão, Paulo Henrique Ferreira
Bacellar, Luis de Almeida Prado
Palavras-chave: Hidrogeologia
Aquíferos
Carste
Data do documento: 2018
Referência: LARA, João Pedro Gomes. Perfilagem química de poços tubulares na região cárstica do Jaíba, norte de Minas Gerais. 2018. 43 f. Monografia (Graduação em Engenharia Geológica) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2018.
Resumo: A região de estudo está compreendida entre os paralelos de 140 30’ e 150 30’ e meridianos 430 30’ e 44000’, em faixa territorial localizada entre o rio São Francisco a oeste e o rio Verde Grande a leste, Norte de Minas Gerais. O substrato rochoso caracteriza-se pela ocorrência de um aquífero cárstico, representado por rochas carbonáticas associadas ao Grupo Bambuí, cujas áreas de ocorrência de calcários puros, fraturados e carstificados, apresentam alto potencial hidrogeológico, associado a cargas hidráulicas baixas, em zonas de descarga natural próximas ao nível de base regional. Esta condição hidrogeológica favorável viabiliza a execução de projetos de irrigação mediante captação de água subterrânea por poços tubulares, de alta capacidade de produção, com vazões que chegam à ordem de 100 a 200 m3/h, a eventualmente maiores, desde que identificados sítios com características morfoestruturais favoráveis à perfuração, associadas a zonas regionais de descarga natural. Neste trabalho, foram realizadas avaliações hidrodinâmicas por meio da perfilagem de poços tubulares pelo Método de Diluição com uso de traçador radioativo (Br-82) e de traçador convencional (NaCl) em solução saturada. Foram identificados níveis permeáveis sob componente de fluxo vertical ascendente, relacionado a zonas preferenciais de descarga, favoráveis à explotação de água subterrânea, bem como identificados níveis permeáveis sob fluxo vertical descendente, relacionados a zonas preferenciais de recarga, em diferentes sub-regiões. Resultados comparativos revelaram a eficiência de cada traçador, cujos resultados foram similares; o traçador químico NaCl, de maiores facilidades e segurança de manuseio, mostrou-se economicamente mais viável. O tratamento estatístico dos resultados possibilitou identificar níveis de profundidade de maior ocorrência da carstificação regional e respectivas cotas altimétricas, representativas de fendas permeáveis produtoras de água, como subsídio ao dimensionamento da profundidade de perfuração de novos poços de captação.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/887
Licença: Autorização concedida à Biblioteca Digital de TCC’s da UFOP pelo(a) autor(a) em 23/02/2018 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:Engenharia Geologica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_PerfilagemQuímicaPoços.pdf5,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons