Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/6705
Título: Empreendedorismo feminino em ambientes tradicionalmente masculinos : o caso de barbearias de Ouro Preto e Mariana-MG.
Autor(es): Paula, Késsia Cristina de
Orientador(es): Boava, Fernanda Maria Felício Macedo
Membros da banca: Boava, Fernanda Maria Felício Macedo
Saraiva, Carolina Machado
Rezende, Ana Flávia
Palavras-chave: Barbearias
Empreendedorismo
Identidade de gênero no ambiente de trabalho
Mulheres nas profissões
Data do documento: 2024
Referência: Paula, Késsia Cristina de. Empreendedorismo feminino em ambientes tradicionalmente masculinos: o caso de barbearias de Ouro Preto e Mariana-MG. 2024. 37 f. Monografia (Graduação em Administração) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2024.
Resumo: O presente estudo visa desvelar os desafios enfrentados por mulheres empreendedoras que atuam no setor de barbearias em cidades históricas como Ouro Preto e Mariana localizadas em Minas Gerais. Para isso, adotou-se uma abordagem qualitativa que embasa a realização da coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas com mulheres empreendedoras que possuem barbearias nesses municípios. Para análise dos dados empregou-se a técnica de análise de conteúdo, permitindo identificar categorias para estudo da problemática de investigação. Essa pesquisa se justifica pelas questões de gênero envolvidas na prática do empreendedorismo por mulheres, aliado a isso, o ramo de barbearia ainda é significado como uma ação tradicionalmente ligada a barbeiros homens. Os resultados revelam que as mulheres empreendedoras enfrentam uma série de desafios, incluindo a resistência cultural e estereótipos de gênero que associam a profissão de barbeira à masculinidade. Os clientes resistem muito tempo até aceitarem o corte por uma mulher. Além disso, os participantes destacaram questões relacionadas com a concorrência, a gestão de negócios e a obtenção de reconhecimento no mercado e crédito. Desse modo, conclui-se que a igualdade de gênero ainda é uma luta em constante desenvolvimento no mundo dos negócios. Enfatiza-se, no mais, a necessidade de políticas públicas e estratégias de apoio ao empreendedorismo feminino para criar um ambiente mais inclusivo e igualitário nas barbearias dessas cidades.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/6705
Licença: Este trabalho está sob uma licença Creative Commons BY-NC-ND 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/?ref=chooser-v1).
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_EmpreendedorismoFemininoAmbientes.pdf863,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens na BDTCC estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.