Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/6695
Título: Estudo de falhas no sistema de filtragem de óleo refrigerante de um laminador de tiras a frio utilizando a regressão logística como ferramenta de auxílio à decisão.
Autor(es): Lopes, Hylston Silva
Vasconcelos, Bruno Rangel Araujo
Gonçalves, Gustavo Almeida de Souza
Orientador(es): Leite, Harlei Miguel de Arruda
Membros da banca: Silva, Thiago Augusto de Oliveira
Ávila, Gustavo Costa
Leite, Harlei Miguel de Arruda
Palavras-chave: Análise de regressão
Confiabilidade - engenharia
Indústria 4.0
Laminação - metalurgia
Processamento eletrônico de dados - probabilidades
Data do documento: 2024
Referência: LOPES, Hylston Silva.; VASCONCELOS, Bruno Rangel Araújo.; GONÇALVES, Gustavo Almeida de Souza. Estudo de falhas no sistema de filtragem de óleo refrigerante de um laminador de tiras a frio utilizando a regressão logística como ferramenta de auxílio à decisão. 2024. 38 f. Monografia (Especialização em Ciência de Dados) - Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, João Monlevade, 2024.
Resumo: O processo de laminação a frio em siderúrgicas envolve o uso de óleo como agente de resfriamento, que pode ser contaminado com o tempo. A filtragem regular do óleo é essencial para manter a eficiência e a longevidade do processo de laminação. Este estudo tem como objetivo desenvolver um modelo de regressão logística para prever a probabilidade de falha do sistema de filtragem de óleo de uma usina de laminação a frio de aço inoxidável. O estudo começa com uma descrição detalhada do sistema de filtragem de óleo, seus componentes e os fatores que podem contribuir para sua falha. Em seguida, o estudo coleta dados históricos sobre o sistema de filtragem, incluindo variáveis como queda de pressão, taxa de fluxo, temperatura e registros de manutenção. O estudo aplica a análise de regressão logística aos dados coletados para identificar as variáveis significativas que podem prever a falha do filtro. O modelo de regressão logística é então treinado e validado, e seu desempenho é avaliado usando métricas como exatidão, precisão, recuperação e pontuação. Análogo a isso, são usadas análises exploratórias de dados, por meio de software estatístico para certificar a ferramenta aplicada. O estudo conclui que o modelo de regressão logística pode prever a falha do filtro com 72,73% de precisão e acurácia de 87,16% e pode ser usado como uma ferramenta de apoio à decisão para a operação e manutenção do equipamento.
Resumo em outra língua: The cold rolling process in steel mills involves the use of oil as a cooling agent, which can become contaminated over time. Regular oil filtration is essential to maintain the efficiency and longevity of the rolling process. This study aims to develop a logistic regression model to predict the probability of failure of the oil filtration system of a stainless steel cold rolling mill. The study begins with a detailed description of the oil filtration system, its components and the factors that can contribute to its failure. Next, the study collects historical data on the filtration system, including variables such as pressure drop, flow rate, temperature and maintenance records. The study applies logistic regression analysis to the data collected to identify the significant variables that can predict filter failure. The logistic regression model is then trained and validated, and its performance is evaluated using metrics such as accuracy, precision, recovery and score. Analogous to this, exploratory data analysis using statistical software is used to certify the tool applied. The study concludes that the logistic regression model can predict filter failure with 72,73% of precision and 87,16% of accuracy and can be used as a decision support tool for equipment operation and maintenance.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/6695
Licença: Este trabalho está sob uma licença Creative Commons BY-NC-ND 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/?ref=chooser-v1).
Aparece nas coleções:Especialização - Ciência dos Dados

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_EstudoFalhasSistema.pdf1,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens na BDTCC estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.