Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/6568
Título: Busca Tabu aplicada ao sequenciamento de tarefas com o tempo dependente de sequência em sistemas de manufatura flexível.
Autor(es): Conceição, Gabriel Carvalho Domingos
Orientador(es): Carvalho, Marco Antonio Moreira de
Membros da banca: Soares, Leonardo Cabral da Rocha
Almeida, André Luís Barroso de
Carvalho, Marco Antonio Moreira de
Palavras-chave: Tempo dependente de sequência
Busca Tabu
Data do documento: 2024
Referência: CONCEIÇÃO, Gabriel Carvalho. Busca Tabu aplicada ao sequenciamento de tarefas com o tempo dependente de sequência em sistemas de manufatura flexível. 2024. 22 f. Monografia (Graduação em Ciência da Computação) - Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2024.
Resumo: O problema de minimização de trocas de ferramentas (job sequencing and tool switching problem, SSP) com o tempo dependente de sequência é composto por um conjunto de tarefas, como torneamento, retificação ou soldagem, que exigem um conjunto limitado de ferramentas, como lixas, furadeiras e parafusadoras, sejam instaladas em uma máquina com capacidade limitada para armazená-las. O objetivo é encontrar uma sequência de tarefas que minimize o tempo total gasto com as trocas de ferramentas, que é dependente da sequência. O SSP pode ser dividido em dois subproblemas: o problema de sequenciamento das tarefas (sequencing problem, SP) e o problema de alocação das ferramentas (tooling problem, TP). Neste estudo, foi aplicada a estratégia de busca tabu para tratar o SP, enquanto o TP foi abordado por meio de um método exato e uma busca local para lidar com o tempo dependente de sequência. Os resultados demonstraram a competitividade dos métodos propostos para todas as instâncias disponíveis, com melhorias de até 44,43% quando comparado ao método estado da arte.
Resumo em outra língua: The job sequencing and tool switching problem (SSP) with sequence-dependent setup times consists of a set of jobs, such as turning, grinding, or welding, that require a limited set of tools, such as sandpaper, drills, and screwdrivers, to be installed on a machine with limited capacity to store them. The goal is to find a sequence of jobs that minimizes the total time spent on tool changes, which is dependent on the sequence. SSP can be divided into two subproblems: the job sequencing problem (sequencing problem, SP) and the tooling problem (tooling problem, TP). In this study, a tabu search strategy was applied to address the SP, while the TP was tackled using an exact method and a local search to handle sequence-dependent setup times. The results demonstrated the competitiveness of the proposed methods for all available instances, with improvements of up to 44.43% compared to the state-of-the-art method.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/6568
Aparece nas coleções:Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_BuscaTabuAplicada.pdf549,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens na BDTCC estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.