Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/6321
Título: Existe diferença entre a eficiência da remoção de sementes por formigas em borda antrópica ecótono natural?
Autor(es): Anjos, Mariana Brito dos
Orientador(es): Almeida, Maria Fernanda Brito de
Ribeiro, Sérvio Pontes
Membros da banca: Dolabela, Bárbara Martins
Lopes, Isabella
Almeida, Maria Fernanda Brito de
Palavras-chave: Mirmecoria
Remoção de sementes
Dispersão de sementes
Serviços ecossistêmicos
Ecótono
Borda antrópica
Data do documento: 2023
Referência: ANJOS, Mariana Brito dos. Existe diferença entre a eficiência da remoção de sementes por formigas em borda antrópica ecótono natural? 2023. 26 f. Monografia (Graduação em Ciências Biológicas) - Instituto de Ciências Exatas e Biológicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, .2023.
Resumo: Muitas formigas ao serem atraídas pela parte nutritiva das sementes, executam o papel de dispersoras primárias (mirmecoria) ou secundárias dessas sementes. As bordas naturais ou ecótonos e as bordas antrópicas, ambas caracterizam ambientes de mudanças rápidas nas condições ambientais impostas pela transição entre dois ecossistemas adjacentes. Os objetivos deste trabalho foram comparar as diferenças na remoção e dispersão de sementes por formigas entre ecótonos floresta-lago e bordas antrópicas e identificar as espécies de formigas envolvidas nessa relação assim como os comportamentos dessas espécies diante da descoberta da semente. O trabalho foi realizado no PERD - Parque Estadual do Rio Doce, no município de Marliéria, MG, Brasil. Selecionamos seis áreas: três ecótonos naturais e três bordas antrópicas. Não foram observadas diferenças significativas entre o número de sementes removidas e na média de dispersão entre os habitats. Os tipos de interações registradas que ocorreram diante do encontro das sementes (dominância ou remoção) não diferiram entre os habitats (ecótono e borda) e nem entre as estações (seca e chuvosa). A frequência de ocorrência das espécies foi similar nos dois ambientes sendo a espécie Pheidole aff reflexans a espécies mais frequente, seguida por Wasmannia auropunctata. Verificamos que nos ecótonos as formigas dominam significativamente mais do que removem as sementes, sendo essa interação mais forte na estação chuvosa. Ambientes simplificados como as bordas antrópicas modificam as relações interespecíficas, ambientes de maior complexidade como os ecótonos, facilita a coexistência de espécies dominantes e subordinadas como as Ectatomminae e Ponerinae observadas frequentemente carregando as sementes nos ecótonos. Nossos resultados sugerem que tanto no ecótono quanto na borda antrópica, as formigas desempenham papel chave na dispersão e remoção de um alto número de sementes, contribuindo assim com a sucessão natural.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/6321
Aparece nas coleções:Ciências Biológicas - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_ExisteDiferençaEficiência.pdf1,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens na BDTCC estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.