Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/6223
Título: Análise da eficiência social dos municípios do Quadrilátero Ferrífero com o uso do método de Análise Envoltória de Dados (DEA).
Autor(es): Cirino, Danilo Aleksander Chagas
Orientador(es): Delgado, Victor Maia Senna
Membros da banca: Mendes, Chrystian Soares
Souza, Reinaldo Francisco Araújo de
Delgado, Victor Maia Senna
Palavras-chave: Análise envoltória de dados
Compensação financeira pela exploração de recursos minerais
Desenvolvimento econômico - aspectos sociais
Ferro - minas e mineração - Minas Gerais
Minas e recursos minerais
Data do documento: 2023
Referência: CIRINO, Danilo Aleksander Chagas. Análise da eficiência social dos municípios do Quadrilátero Ferrífero com o uso do método de Análise Envoltória de Dados (DEA). 2023. 34 f. Monografia (Graduação em Ciências Econômicas) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2023.
Resumo: Neste estudo, realizou-se uma análise da eficiência social dos municípios do Quadrilátero Ferrífero e incluiu-se de maneira arbitrária o município de Conceição do Mato Dentro, por se tratar de um município por se tratar de um protagonista do setor de mineração no estado de Minas Gerais. A partir de uma base de dados que se utilizou de indicadores básicos para a qualidade de vida da população, como saúde, educação, renda e qualidade do emprego e contraponto com a receita municipal juntamente com a arrecadação total da Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM), realizou-se o cálculo da eficiência social por meio da metodologia de Análise por Envoltória de Dados (DEA). Os dados mostram que apenas um terço dos municípios pesquisados atingiu o nível de eficiência social no que diz respeito aos indicadores básicos de qualidade de vida. É possível perceber também que, dos municípios pesquisados, há uma forte correlação positiva entre participação da CFEM na receita municipal com o nível de ineficiência apresentado pelo modelo DEA.
Resumo em outra língua: In this study, we conducted an analysis of the social efficiency of municipalities in the Quadrilátero Ferrífero, and we included Conceição do Mato Dentro arbitrarily due to its significant role in the mining sector in the state of Minas Gerais. Using a database that employed basic indicators for the population's quality of life, such as healthcare, education, income, and employment quality, in conjunction with municipal revenue and total revenue from the Financial Compensation for Mineral Exploitation (CFEM), we calculated social efficiency using the Data Envelopment Analysis (DEA) methodology. The data reveals that only one-third of the surveyed municipalities achieved a level of social efficiency concerning basic quality of life indicators. Furthermore, among the surveyed municipalities, there is a strong positive correlation between CFEM's contribution to municipal revenue and the level of inefficiency identified by the DEA model.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/6223
Licença: Este trabalho está sob uma licença Creative Commons BY-NC-ND 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/?ref=chooser-v1).
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_AnáliseEficiênciaSocial.pdf1,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens na BDTCC estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.