Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/6214
Título: Caracterização petrográfica e das condições metamórficas dos xistos pelíticos da região de São Bartolomeu, sudeste do Quadrilátero Ferrífero.
Autor(es): Oliveira, Natália Guimarães Barbosa
Orientador(es): Queiroga, Gláucia Nascimento
Freitas, Frederico Moreira
Membros da banca: Santos, Cláudia dos
Costa, Flávia Compassi da
Queiroga, Gláucia Nascimento
Palavras-chave: Petrografia
Química mineral
Quadrilátero Ferrífero - MG
Xistos - xisto pelítico
Geotermobarometria
Data do documento: 2023
Referência: OLIVEIRA, Natália Guimarães Barbosa. Caracterização petrográfica e das condições metamórficas dos xistos pelíticos da região de São Bartolomeu, sudeste do Quadrilátero Ferrífero. 48 f. Monografia (Graduação em Engenharia Geológica) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2023.
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso apresenta os resultados de uma análise abrangente que inclui estudos petrográficos realizados para duas amostras, de química mineral e geotermobarométricos aplicados à uma amostra de xisto pelítico da região de São Bartolomeu, localizada no sudeste do Quadrilátero Ferrífero, em Minas Gerais. A composição predominante dos xistos estudados inclui quartzo, plagioclásio, biotita, muscovita e granada, com presença notável de porfiroblastos de estaurolita e cianita. Essa sequência, atribuída à unidade Catarina Mendes do Supergrupo Rio das Velhas, passou por pelo menos um processo metamórfico que atingiu a fácies anfibolito, sendo a presença de estaurolita e cianita um indicativo do protólito das amostras e das condições de pressão e temperatura atingidas por elas. Análises microquímicas realizadas na amostra MF391 revelaram que o plagioclásio predominante nessas rochas é a andesina, com An 22,2-32,1. Os porfiroblastos de granada são ricos na molécula almandina, de ferro, com uma presença significativa de piropo, de magnésio. Estudos geotermobarométricos foram conduzidos utilizando o geotermômetro granada-biotita e o geobarômetro GASP na amostra MF391. As temperaturas situam-se entre 508 e 612°C, sendo relativamente mais elevadas no núcleo dos cristais. A pressão foi calculada em torno de 4,23 kbar para a borda e 7,58 kbar para o núcleo dos grãos. Além da abordagem pelo método convencional, o banco de dados internamente consistentes do Thermocalc foi empregado no modo average P-T, resultando em valores médios de temperatura e pressão de 657 ± 41°C e 7,1 ± 0,9 kbar, respectivamente. Embora as rochas da região estejam atualmente cartografadas na unidade Catarina Mendes do Supergrupo Rio das Velhas, idades U-Pb em zircão detrítico recentes sugerem tratar-se de uma sequência mais nova do que o Arqueano, abrindo um leque para novas discussões a respeito da evolução deposicional do QF e, para além disso, uma nova abordagem sobre o metamorfismo que atuou nos protólitos pelíticos dos xistos, que também foi datado em áreas próximas daquela aqui estudada.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/6214
Aparece nas coleções:Engenharia Geologica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_CaracterizaçãoPetrográficaCondições.pdf2,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens na BDTCC estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.