Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/5942
Título: Serviço social e saúde do trabalhador : atravessamentos do Sistema Único de Saúde e a profissão do assistente social na viabilização de direitos à saúde dos trabalhadores e trabalhadoras.
Autor(es): Cruz, Regiane Claret da
Orientador(es): Carmo, Roberto Coelho do
Membros da banca: Carmo, Roberto Coelho do
Enes, Cláudia Maciel
Binda, Nancy Scardua
Palavras-chave: Sistema Único de Saúde - Brasil
Trabalhadores - cuidados médicos
Higiene do trabalho
Prática profissional
Data do documento: 2023
Referência: CRUZ, Regiane Claret da. Serviço social e saúde do trabalhador: atravessamentos do Sistema Único de Saúde e a profissão do assistente social na viabilização de direitos à saúde dos trabalhadores e trabalhadoras. 2023. 72 f. Monografia (Graduação em Serviço Social) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2023.
Resumo: O presente artigo tem como objetivo discorrer sobre a trajetória histórica da criação e a consolidação do Sistema Único de Saúde e os atravessamentos do equipamento na atuação profissional do Assistente Social dentro da área da saúde, em especial na saúde do trabalhador, trazendo também a reflexão de como essas interfaces se entrelaçam e com as lutas sociais no processo de construção da saúde como direito universal no Brasil. Dessa forma, visa analisar as políticas, leis e órgãos voltados à saúde do trabalhador investigando como a conjuntura política e os governos dos anos de 2002 a 2022 agiram nas políticas públicas nas áreas econômicas, sociais, de saúde, em especial a saúde do trabalhador e como isso se refletiu na profissão do assistente social. Assim busca examinar em duas das principais revistas do Serviço Social como estão as produções acadêmicas da categoria e quais são as principais preocupações dentro dessa temática.
Resumo em outra língua: Este artículo tiene como objetivo discutir la trayectoria histórica de la creación y consolidación del Sistema Único de Salud y las influencias del equipamiento en el desempeño profesional del Trabajador Social dentro del área de la salud, especialmente en la salud del trabajador, trayendo también la reflexión de cómo se entrelazan estas interfaces y con las luchas sociales en el proceso de construcción de la salud como un derecho universal en Brasil. De esta manera, se pretende analizar las políticas, leyes y organismos orientados a la salud del trabajador, investigando cómo la situación política y los gobiernos de los años 2002 al 2022 actuaron en las políticas públicas en el ámbito económico, social, de salud, en en particular la salud del trabajador y cómo ésta se reflejaba en la profesión del trabajador social. Así, se busca examinar en dos de las principales revistas de Trabajo Social cómo son las producciones académicas de la categoría y cuáles son las principales preocupaciones dentro de esa temática.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/5942
Aparece nas coleções:Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_ServiçoSocialSaúde.pdf484,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons