Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/5731
Título: Desenvolvimento de modelo de previsão da condição térmica da placa para o forno pusher da linha de tiras a quente.
Autor(es): Santos, Priscila Batista Dias
Orientador(es): Leite, Sarah Negreiros de Carvalho
Membros da banca: Leite, Sarah Negreiros de Carvalho
Leite, Harlei Miguel de Arruda
Barbosa, Jônatas Venâncio
Palavras-chave: Aprendizado do computador - algoritmos
Fornos - usinas siderúrgicas
Laminação - metalurgia
Modelos matemáticos
Redes neurais - computação
Data do documento: 2023
Referência: SANTOS, Priscila Batista Dias. Desenvolvimento de modelo de previsão da condição térmica da placa para o forno pusher da linha de tiras a quente. 2023. 31 f. Monografia (Especialização em Ciência dos Dados) - Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, João Monlevade, 2023.
Resumo: O processo de laminação de tiras a quente se inicia com o reaquecimento, que tem como objetivo aumentar a ductilidade da placa para possibilitar a laminação até a espessura final desejada. Durante todo o processo, é desejada a temperatura da placa, porém, devido à imprecisão da sua medição dentro do forno, é necessário calcular essa temperatura por meio de modelos matemáticos relacionados às temperaturas de ambiente. Entre os tipos de fornos utilizados, o forno pusher, datado da década de 60 e com baixo custo de implantação, apresenta limitações de controle e não conta com um modelo matemático de automação, o que pode se tornar um gargalo para a produção. Com os avanços em sistemas computacionais e a abordagem orientada a dados, torna-se viável o uso de algoritmos de Machine Learning para modelar os parâmetros do processo, como as condições de reaquecimento. Neste trabalho, foram aplicados algoritmos de redes neurais a dados históricos de reaquecimento de um forno pusher da linha de Tiras a Quente da Usina de Ipatinga, com o objetivo de prever a força de laminação no primeiro passe de desbaste, que indiretamente, pode indicar a homogeneidade térmica da placa. Os resultados de previsão apresentaram um erro médio de 5% em relação aos dados reais. Considerando as incertezas e a precisão dos equipamentos de medição convencionais, o erro da rede neural mostra-se promissor para ser utilizado como referência de controle para a equipe de operação. Além disso, foi possível identificar as variáveis que mais influenciaram na previsão da força, abrindo caminho para a otimização do processo.
Resumo em outra língua: The hot strip rolling process begins with reheating, which aims to increase the ductility of the slab to enable rolling to the desired final thickness. Throughout the process, the slab temperature is desired, but due to the imprecision of its measurement inside the furnace, it is necessary to calculate this temperature using mathematical models related to ambient temperatures. Among the types of furnaces used, the pusher furnace, dating back to the 1960s and with low implementation costs, has control limitations and lacks a mathematical model for automation, which can become a bottleneck for production. With advancements in computational systems and a data-driven approach, it becomes viable to use Machine Learning algorithms to model process parameters, such as the reheating conditions. In this study, neural network algorithms were applied to historical reheating data from a pusher furnace in the Hot Strip Mill at the Ipatinga, aiming to predict the rolling force in the first roughing pass, which indirectly indicates the plate’s thermal homogeneity. The prediction results showed an mean error of 5% compared to the actual data. Considering the uncertainties and precision of conventional measurement equipment, the error of the neural network shows promise as a control reference for the operating team. Furthermore, it was possible to identify the variables that most influenced the force prediction, paving the way for process optimization.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/5731
Aparece nas coleções:Especialização - Ciência dos Dados

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_DesevolvimentoModeloPrevisao.pdf2,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons