Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/4569
Título: A construção de um modelo para desenvolvimento de produto em conjunto com a metodologia ágil Scrum aplicados em uma equipe de consultores comerciais de uma empresa de base tecnológica do setor financeiro.
Autor(es): Silva, Julio César Linhares da
Orientador(es): Morais, Isabela Carvalho de
Membros da banca: Morais, Isabela Carvalho de
Reis, Luciana Paula
Silva, Sérgio Evangelista
Palavras-chave: Desenvolvimento ágil de software
Projeto de produto
Qualidade dos produtos
Scrum - desenvolvimento de software
Data do documento: 2022
Referência: SILVA, Julio César Linhares da. A construção de um modelo para desenvolvimento de produto em conjunto com a metodologia ágil Scrum aplicados em uma equipe de consultores comerciais de uma empresa de base tecnológica do setor financeiro. 2022. 61 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção) - Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, João Monlevade, 2022.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo avaliar a aplicação do framework Scrum em conjunto com uma proposta de modelo de desenvolvimento de produto para solucionar impedimentos encontrados em uma equipe de consultores comerciais. Para isso, foi feita uma revisão da literatura sobre os modelos de referência para desenvolvimento de produto, bem como entrevistas realizadas com gerentes de produto de algumas organizações para verificar quais são os modelos utilizados atualmente e como eles são aplicados. Dentre as metodologias ágeis, o Scrum se destaca como um guia de boas práticas a serem implementadas em processos comerciais de uma organização, mesmo que a sua aplicação tenha foco em processos de desenvolvimento de software. A equipe objeto de estudo deste trabalho buscou aplicar o framework Scrum em conjunto com uma proposta de modelo de desenvolvimento de produto adaptada de referências encontradas em entrevistas com profissionais do mercado e da literatura. Isso foi feito com o objetivo de desenvolver ideias que solucionassem impedimentos das suas atividades laborais e viabilizar estruturações de processos, bem como escalonar boas práticas na empresa que estavam inseridos. A observação participante aconteceu durante o período de abril a junho de 2021 e foi possível coletar resultados positivos da aplicação, como o aumento da produtividade, melhoria na comunicação e motivação da equipe, fatores que favorecem o aumento de vendas e estabelece agilidade no processo de vendas da organização.
Resumo em outra língua: This work aims to evaluate the application of the Scrum framework together with a proposal for a product development model to solve impediments found in a team of commercial consultants. For this, a review of the literature on product development models was carried out, as well as interviews with product managers of some organizations to verify which product models are currently being used and how they are applied. Among the agile methodologies, Scrum stands out as a guide of good practices to be implemented in the business processes of an organization, even if its application focuses on software development processes. The team studied for this work aimed to apply the scrum framework along with a product development process adapted from references found in interviews with professionals and literature. The goal was to develop ideas that could solve impediments of their daily work and make process structuring viable, as well as scale good practices in the company where they were in. The participant observation took place from april to june, 2021. It was possible to collect positive results from the implementation, such as increase in productivity, impromenet in the team’s comunication. These factors favor the increase in sales and establish agility in the sales process.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/4569
Aparece nas coleções:Engenharia de Produção - JMV

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_ConstruçãoModeloDesenvolvimento.pdf2,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons