Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/4546
Título: Desenvolvimento de metodologia para avaliação de campanha de furo de gusa de um alto-forno.
Autor(es): Silva, Eduardo Antônio Laia da
Orientador(es): Peixoto, Johne Jesus Mol
Membros da banca: Peixoto, Johne Jesus Mol
Almeida, Ana Karolina Menezes de
Vieira, Cláudio Batista
Palavras-chave: Alto-forno
Furo de gusa
Campanha do Alto-forno
Data do documento: 2022
Referência: SILVA, Eduardo Antônio Laia da. Desenvolvimento de metodologia para avaliação de campanha de furo de gusa de um alto-forno. 2022. 49 f. Monografia (Graduação em Engenharia Metalúrgica) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2022.
Resumo: O Alto-forno é um reator em regime de contracorrente que reduz minério de ferro e sínter a ferro-gusa e produz ainda escória e gases. A estabilidade operacional do alto-forno depende, entre outros fatores da correta drenagem do cadinho. Para esgotar o forno corretamente, é usado um sistema de perfuração e fechamento dos furos de gusa com perfurador e canhão, respectivamente. Entretanto, algumas imperfeições ao processo, como interrupções de corrida, corridas consecutivas, etc., impedem que sua produtividade máxima seja extraída. Por meio da compilação de dados das corridas dos anos de 2021 e 2022 de um alto-forno de capacidade nominal de 7500 toneladas/dia, foi desenvolvido um sistema de avaliação da campanha do furo de gusa. Foram analisadas as interferências que fizeram cada campanha desviar-se do ideal. Com isso, foram sugeridos métodos de preparação para que sejam atingidas boas campanhas dos furos de gusa, que garantem produtividade ao forno.
Resumo em outra língua: The Blast Furnace works in a countercurrent regime where iron ore and sinter are reduced to hot metal and slag and gas are produced as well. Its stability depends, among other factors, of a good hearth drainage. However, some process imperfections prevent achieving its maximum productivity. In this work, 2021 and 2022 hearth drainage data belonging to a 7000 ton/day blast furnace were summarized and interferences were analyzed and compared to a model that characterizes a good hearth drainage. With this model, it is possible to suggest a taphole preparation scheme that will lead to high taphole campaign standard.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/4546
Aparece nas coleções:Engenharia Metalúrgica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_DesenvolvimentoMetodologiaAvaliação.pdf1,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons