Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/4539
Título: Classificação geomecânica e avaliação da probabilidade cinemática de rupturas em taludes de bancada de uma mineração de manganês.
Autor(es): Chaves, Tácita Iris Monteiro de Barros
Orientador(es): Santos, Tatiana Barreto dos
Membros da banca: Leão, Lucas Pereira
Santos, Allan Erlikhman Medeiros
Santos, Tatiana Barreto dos
Palavras-chave: Análise cinemática
Classificação geomecânica
Maciços rochosos
Manganês - minas e mineração
Geotecnia
Análise cinemática
Data do documento: 2022
Referência: CHAVES, Tácita Iris Monteiro de Barros. Classificação geomecânica e avaliação da probabilidade cinemática de rupturas em taludes de bancada de uma mineração de manganês. 2022. 119 f. Monografia (Graduação em Engenharia Geológica) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2022.
Resumo: A mineração sempre visa diminuir os custos de explotação de minério. Em cavas onde o minério se encontra em maior profundidade, é comum que os taludes possuam altos ângulos de mergulho, pois desta forma os gastos com retirada de material estéril diminuem. Isto é possível graças aos avanços dos estudos na área geotécnica e também avanços tecnológicos. Estes estudos objetivam, além da economicidade, a segurança da mina, pois a ruptura de um talude pode acarretar diversos prejuízos materiais e até mesmo perdas humanas. Desta forma, a compreensão dos maciços rochosos quanto às suas estruturas geológicas é imprescindível desde o planejamento da cava até a manutenção dos taludes, sendo então um estudo constante na mina. A classificação geomecânica estima os parâmetros de resistência dos maciços rochosos e a análise cinemática, a probabilidade de rupturas causadas por descontinuidades. Este trabalho classifica um maciço rochoso de uma mineração de manganês onde o minério está hospedado em queluzitos e gonditos, utilizando dois métodos: Rock Mass Rating (RMR) e Sistema-Q. Para a classificação, a cava foi dividida em três setores como intuito de verificar a homogeneidade na qualidade do maciço rochoso. A análise cinemática considerou o ângulo de atrito conforme o grau de alteração das descontinuidades e foi realizada individualmente para cada setor, apresentando níveis aceitáveis e toleráveis de probabilidade cinemática de rupturas causadas por descontinuidades.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/4539
Aparece nas coleções:Engenharia Geologica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_ClassificaçãoGeomecânicaAvaliação.pdf6,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons