Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/4498
Título: Revisão bibliográfica e crítica sobre os depósitos sedimentares recentes do Quadrilátero Ferrífero.
Autor(es): Nunes, Mariana Rodrigues
Orientador(es): Lana, Cláudio Eduardo
Membros da banca: Costa, Adivane Terezinha
Souza, Maria Eugênia Silva de
Lana, Cláudio Eduardo
Palavras-chave: Geologia estratigráfica - Cenozóico
Quadrilátero Ferrífero - MG.
Sedimentação e depósitos.
Data do documento: 2022
Referência: NUNES, Mariana Rodrigues. Revisão bibliográfica e crítica sobre os depósitos sedimentares recentes do Quadrilátero Ferrífero. 2022. 93 f. Monografia (Graduação em Engenharia Geológica) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2022.
Resumo: Os depósitos presentes no Quadrilátero Ferrífero ao longo dos anos tem sido base de muitos estudos na região, principalmente a respeito das voçorocas encontradas no embasamento cristalino e do mapeamento litoestrutural de seus domínios. No entanto, quando se tratando das bacias sedimentares aqui presentes, notou-se que o acervo não se apresentava de forma tão completa. O interesse nessa área de estudo aumentou nos últimos anos e a partir disso, foi possível promover a reconstituição dos eventos morfodinâmicos ocorridos no Cenozoico, construir uma cronologia de sedimentação entendendo a dinâmica erosiva da região e comparar os processos evolutivos nos níveis de base estudados, engrandecendo o acervo de base para pesquisas que possam ocorrer futuramente. Sendo assim, este trabalho teve como objetivo reunir esses estudos, de modo que fossem resumidos e posteriormente realizada uma análise crítica baseada nas constatações levantadas. Para isso foram agrupadas características em comum, de modo que pudessem ser comparadas entre si e com os modelos propostos para cada tipo de ambiente deposicional. Ao final do trabalho foi possível entender por que cada autor teve tal interpretação, quais foram os impulsos para que a região fosse mais estudada, as faixas de idade encontradas e interpretação acerca dos ambientes deposicionais.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/4498
Aparece nas coleções:Engenharia Geologica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_RevisãoBibliográficaCrítica.pdf3,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens na BDTCC estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.