Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/449
Título: Análise geofísica-estrutural da zona limítrofe entre as províncias geotectônicas São Francisco e Mantiqueira na porção sudeste do Quadrilátero Ferrífero.
Autor(es): Neves, Mayko Elias Araújo
Orientador(es): Madeira, Thiago José Augusto
Barbosa, Maria Sílvia Carvalho
Membros da banca: Madeira, Thiago José Augusto
Fonseca, Marco Antônio
Suíta, Marcos Tadeu de Freitas
Palavras-chave: Geofísica
Geologia estrutural
Magnetometria
Radiometria
Data do documento: 2017
Referência: NEVES, Mayko Elias Araújo. Análise geofísica-estrutural da zona limítrofe entre as províncias geotectônicas São Francisco e Mantiqueira na porção sudeste do Quadrilátero Ferrífero. 2017. 84 f. Monografia (Graduação em Engenharia Geológica) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2017.
Resumo: O Quadrilátero Ferrífero (QFe) constitui uma das mais importantes províncias minerais brasileiras e do mundo, fazendo com que a região seja intensamente estudada, ainda assim existem controvérsias quanto a sua evolução tectônica. O presente trabalho visa contribuir com o conhecimento geológico da porção sudeste do QFe, zona limítrofe entre a Província Geotectônica São Francisco e Província Geotectônica Mantiqueira, fazendo uso do banco de dados geofísicos aerolevantados da CODEMIG, através de análises qualitativa e quantitativa dos métodos magnetométricos e radiométricos integradas a dados geológicos colhidos em campo e bibliográficos. Para tanto, foi aplicado a deconvolução de Euler sobre os dados geofísicos magnetométricos para representação da topografia média em profundidade das fontes de anomalias magnéticas, além de geração de mapas temáticos magnetométricos e radiométricos. Os resultados obtidos pelas análises geofísicas, bem como a correlação com mapas geológicos existentes e seções geológicas levantadas a partir de campanhas de campo, possibilitaram a análise estrutural do arcabouço tectônico da área, além de conferir a eficácia dos métodos utilizados.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/449
Licença: Autorização concedida à Biblioteca Digital de TCC’s da UFOP pelo(a) autor(a) em 19/06/2017 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:Engenharia Geologica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_AnáliseGeofísica-estruturalZona.pdf.pdf11,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens na BDTCC estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.