Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/4388
Título: Marabá (PA) em mapas : visualizando e conhecendo o nosso lugar no mundo.
Autor(es): Gaze, Leonardo Varon
Orientador(es): Paulo, Jacks Richard de
Membros da banca: Coscioni, Fernando José
Paulo, Jacks Richard de
Palavras-chave: Geografia
Mapas
Marabá
Pará
Educação
Data do documento: 2021
Referência: GAZE, Leonardo Varon. Marabá (PA) em mapas: visualizando e conhecendo o nosso lugar no mundo. 2021. 28 f. Monografia (Graduação em Geografia) - Centro de Educação Aberta e a Distância, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2021.
Resumo: No estudo da Geografia na Educação Básica é objetivada a construção de conhecimentos capazes de despertar no aluno uma formação crítica de mundo. Atrelado a isso é almejada a formação de um cidadão com concepções do seu lugar no mundo e seu papel enquanto cidadão para uma sociedade solidária e justa. O estudo com mapas do lugar de morada na Terra e dos locais onde a pessoa vive se faz relevante para firmar conceitos afetivos com relação ao lugar e desenvolver na prática conhecimentos referentes à cartografia e aos espaços geográficos. A partir do saber pautado na escala de análise do espaço vivido é possível realizar extrapolações e se pensar noutros regionais, nacionais, globais - e incluindo-se os espaços nunca frequentados pela pessoa. O mapa é uma ferramenta para se atingir essa formação no cidadão, devendo ser utilizado como uma ferramenta para o ensino pleno da Geografia. Objetivando fornecer ferramentas úteis para o ensino da Geografia no contexto da cidade de Marabá, município e região, este trabalho buscou apresentar mapas pesquisados e desenvolvidos a partir de programas acessíveis na internet que pudessem despertar maior interesse do alunado acerca da cidade em que ele vive. Foram colocados 15 mapas (figuras) que partem da pequena escala regional sulamericana até a grande escala referente à sede do município da Marabá, situado no Estado do Pará, Brasil. Eles englobaram temas de política, hidrografia, transporte, cultura e lazer e aqueles referentes a setores de atividades comerciais e administração pública. Viu-se que foi obtida uma base de informações suficiente para ferramentar o ensino da Geografia na educação municipal de Marabá e, com orientação do professor, situar o jovem no seu espaço fazendo-o olhar a cidade com outros olhos.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/4388
Licença: Autorização concedida à Biblioteca Digital de TCC’s da UFOP pela coordenadora do curso de Geografia - licenciatura, Marta Bertin, em 15/07/2022 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:Geografia (EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_MarabáPAMapas.pdf2,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons