Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/4220
Título: Proveniência sedimentar e aspectos texturais de sedimentos do rio Paraná e suas implicações para os agregados de construção.
Autor(es): Araújo, Maria Cecília Silva
Orientador(es): Rudnitzki, Isaac Daniel
Membros da banca: Costa, Alice Fernanda de Oliveira
Tito, Pâmela de Oliveira
Rudnitzki, Isaac Daniel
Palavras-chave: Sedimentologia
Minerais Pesados
Bacia do rio Paraná
Agregado - materiais de construção
Data do documento: 2022
Referência: ARAÚJO, Maria Cecília Silva. Proveniência sedimentar e aspectos texturais de sedimentos do rio Paraná e suas implicações para os agregados de construção. 2022. 51 f. Monografia (Graduação em Engenharia Geológica) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2022.
Resumo: O Rio Paraná, ao longo da divisa dos estados do Paraná e Mato Grosso do Sul, situa-se na porção oeste da Bacia Sedimentar do Paraná. A área é composta por aluviões atuais quaternários e, em suas imediações, observa-se aluviões em terraços, do Neógeno e Quaternário, arenitos do Grupo Caiuá, do Cretáceo Médio, e rochas basálticas da Província Magmática do Paraná (Formação Serra Geral), do Cretáceo Inferior. Os aluviões estudados são compostos majoritariamente por areia, distribuídos como depósitos de canal e depósitos de barras transversais, longitudinais e laterais. O presente trabalho realizou um estudo de caracterização sedimentológica e de minerais pesados em depósitos de aluvião ao longo Rio Paraná, com o objetivo de determinar possíveis variações nos aspectos texturais e proveniências sedimentar. Foram analisadas amostras de sedimentos de três áreas denominadas: Áreas 1, 2 e 3. De modo geral apresentaram-se como subarrendado a arredondado e com esfericidade alta. Quanto às análises granulométricas predominaram as seguintes classificações, segundo a classificação nominal de Folk & Ward (1957): moderadamente selecionadas, aproximadamente simétrico a assimetria negativa e mesocúrtica a leptcúrtica, e pelos métodos dos momentos: moderadamente selecionadas, assimetria muito negativa e extremamente leptocúrtica. O diâmetro médio varia de 0,18 a 5,02 mm. A massa específica real foi apontada como pesada, e o módulo de finura e a curva granulométrica prevaleceram dentro da zona inferior utilizável. A quantificação dos minerais pesados mostrou que 79% dos minerais são opacos, e entre os translúcidos os mais recorrentes foram estaurolita, cianita, granada, turmalina, epidoto e zircão. Os resultados mostraram que a areia do rio Paraná apresenta as características de um agregado miúdo, que as feições texturais e granulométricas variam entre as três áreas e a assembleia de minerais pesados indica que esses sedimentos provêm do grupo Bauru e da Provincia Magmática do Paraná.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/4220
Aparece nas coleções:Engenharia Geologica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_ProvenienciaSedimentarAspectos.pdf3,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons