Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/4002
Título: O que as pesquisas trazem a respeito das interações entre a família e a escola no caso dos alunos cuidados por avós.
Autor(es): Duarte, Natália Aparecida
Orientador(es): Coutrim, Rosa Maria da Exaltação
Membros da banca: Coutrim, Rosa Maria da Exaltação
Jardilino, José Rubens Lima
Palavras-chave: Relação avós e netos
Avós no processo escolarização dos netos
Data do documento: 2022
Referência: DUARTE, Natália Aparecida. O que as pesquisas trazem a respeito das interações entre a família e a escola no caso dos alunos cuidados por avós. 2021. 21f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto 2022.
Resumo: Considerando a necessidade de pesquisas acerca das relações entre a família e escola que compreendam distintas configurações familiares, o objetivo desse trabalho foi apresentar um mapeamento trabalhos acadêmicos a respeito da relação entre avós e netos no processo de escolarização das crianças. De cunho bibliográfico, a investigação foi realizada a partir de buscas no banco de teses e dissertações da CAPES, na plataforma SciELO e no Google Acadêmico. Não houve recorte temporal para as buscas, porém, foram encontradas teses, dissertações e artigos publicados principalmente entre 2007 e 2020. Os descritores utilizados foram: “relação avós e netos”, “avós e escolarização dos netos”, “avós que criam os netos”. Foram encontrados 12 trabalhos a respeito da relação avós e netos, porém, a análise restringiu-se às cinco publicações com foco no processo de escolarização. As pesquisas revelaram que quando os avós assumem o cuidado dos netos, oferecem uma atenção especial à educação e escolarização destes, atuando indiretamente nas atividades educativas, porém são muito atuantes na organização e no suporte afetivo e material. A pesquisa também demonstrou que os avós valorizam muito a educação escolar e buscam transmitir conhecimentos que auxiliem na escolarização e na formação humana. Importante ressaltar que a escassez de investigações sobre o tema também foi apontada pelos autores pesquisados e revela a necessidade de novos estudos que busquem conhecer melhor a organização das famílias e as formas de relacionamento com a escola.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/4002
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_PesquisasTrazemRespeito.pdf257,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons