Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/3515
Título: Efeito preg-robbing em minerais auríferos por compostos carbonáceos : estado da arte.
Autor(es): Borges, Gabriel Franco
Orientador(es): Leão, Versiane Albis
Membros da banca: Leão, Versiane Albis
Oliveira, Víctor de Andrade Alvarenga
Martins, Flávio Luiz
Palavras-chave: Preg-robbing
Ouro
Compostos carbonáceos
Adsorção
Lixiviação
Extração
Data do documento: 2021
Referência: BORGES, Gabriel Franco. Efeito preg-robbing em minerais auríferos por compostos carbonáceos: estado da arte. 2021. 48 f. Monografia (Graduação em Engenharia Metalúrgica) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2021
Resumo: A indústria do ouro, no século XXI, exibe uma necessidade contínua de identificar novas reservas de minérios, economicamente tratáveis cujo avanço das frentes de lavra, em diversas minas é acompanhado com aumento na proporção de minerais auríferos altamente carbonáceos, os quais acarretam o efeito preg-robbing em circuitos hidrometalúrgicos. O presente estudo visa a colaborar com a melhoria contínua das operações unitárias que demandem controle eficaz do efeito supramencionado. O método adotado foi uma revisão de literatura sobre o fenômeno preg-robbing, a qual incluiu vasta discussão acerca dos compostos carbonosos em sistemas hidrometalúrgicos. O trabalho salienta diversas técnicas de análises que visam a analisar a capacidade preg-robbing, composição química, morfologia e medir a área superficial específica de materiais carbonosos. Ademais, são salientadas formas de tratamento, como carbon-in-leach, resina de troca iônica, bio-oxidação, oxidação sob pressão, passivação por reagentes químicos e ustulação. Tais técnicas visam a solucionar os problemas acarretados pelo efeito preg-robbing e, por consequência, possibilitam a otimização de recuperações de ouro de forma lucrativa e sustentável.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/3515
Aparece nas coleções:Engenharia Metalúrgica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_EfeitoPreg-RobbingMinerais.pdf2,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens na BDTCC estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.