Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/3511
Título: Identidade e relações étnico-raciais : as contribuições das práticas pedagógicas no processo de construção da identidade de crianças negras na educação infantil.
Autor(es): Araújo, Bianca Caldeira
Orientador(es): Sacramento, Cristina Carla
Membros da banca: Sacramento, Cristina Carla
Coutrim, Rosa Maria da Exaltação
Palavras-chave: Práticas pedagógicas
Educação Infantil
Cultura negra e identidades
Relações étnico-raciais
Data do documento: 2021
Referência: ARAÚJO, Bianca Caldeira. Identidade e relações étnico-raciais: as contribuições das práticas pedagógicas no processo de construção da identidade de crianças negras na educação infantil. 2021. 22 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2021.
Resumo: Este estudo analisa as contribuições das práticas pedagógicas no processo de construção da identidade de crianças negras na Educação Infantil, a partir da abordagem de aspectos conceituais sobre identidade negra, relações étnico-raciais e práticas pedagógicas na educação infantil, elaborados por Gomes (2002; 2017), Franco (2016), Cavalleiro (2018) e Almeida (2019). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, realizada a partir do levantamento, leitura e análise de artigos, em periódicos nacionais, que versam sobre as relações raciais na educação infantil e seus desdobramentos na socialização e na construção identitária das crianças, publicados a partir de 2013. O recorte considerou a primeira década da promulgação da Lei 10.639/03 que trata da obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana e afro-brasileira nas instituições de ensino. Esse estudo considera, ainda, que enquanto etapa inicial da educação básica, a educação infantil torna-se um espaço privilegiado para socialização de diferentes sujeitos. Reconhecendo o racismo enquanto elemento estruturante da sociedade brasileira e atuante na formação de subjetividades, interferindo na construção identitária dos sujeitos, questiona-se a influência das práticas pedagógicas em creches e pré-escolas sobre a forma como as crianças negras assimilam as informações e os elementos que permeiam esse espaço e constroem sua identidade. O estudo permitiu verificar que práticas racistas e preconceituosas que se manifestam no ambiente escolar, atuam de modos distintos sobre a percepção das crianças, principalmente pelo binarismo branco/negro, sendo que, para crianças negras promovem a construção de uma identidade pautada em aspectos e representações negativas sobre o seu pertencimento étnico-racial, demonstrado pelo sentimento de inferioridade, recusa de suas características físicas, como a cor da pele e o cabelo, baixa autoestima e anseio pela modificação de seu corpo e sua cor. Verificou-se, ainda, que a partir da Lei 10.639/03 começaram a surgir rupturas de posturas, concepções e práticas preconceituosas no contexto educacional, na medida em que promovem-se ações para a educação das relações étnico - raciais, principalmente por meio da literatura infantil africana e afro-brasileira.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/3511
Aparece nas coleções:Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_IdentidadeRelaçõesÉtnico.pdf512,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons