Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/3406
Título: Construção e aplicação de um protocolo de triagem virtual no desenvolvimento de potenciais inibidores da cruzaína.
Autor(es): Sousa, Camila Viana de
Orientador(es): Braga, Saulo Fehelberg Pinto
Membros da banca: Braga, Saulo Fehelberg Pinto
Rúbio, Karina Taciana Santos
Reis, Rúbia Castro Fernandes Melo
Palavras-chave: Modelagem molecular
Triagem virtual
Tripanossoma cruzi
Doença de Chagas
Data do documento: 2021
Referência: SOUSA, Camila Viana de. Construção e aplicação de um protocolo de triagem virtual no desenvolvimento de potenciais inibidores da cruzaína. 2021.50 f. Monografia (Graduação em Farmácia) - Escola de Farmácia, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2021.
Resumo: A doença de Chagas (DC), descoberta e descrita pelo pesquisador Carlos Chagas, é uma doença considerada negligenciada que acomete cerca de 6 a 7 milhões de pessoas na América Latina. Questões como desmatamento e desigualdade social afetam diretamente a epidemiologia desta doença, que além de ter diagnóstico difícil, tem tratamento baseado em apenas dois fármacos: benznidazol e nifurtimox. Ambos os fármacos apresentam baixa eficácia no tratamento da fase crônica da DC e a maioria dos pacientes apresentam efeitos adversos relacionados aos medicamentos, o que reduz a adesão ao tratamento. Neste contexto, faz-se necessário pesquisas com intuito de guiar o desenvolvimento de novos tratamentos para a DC. Das estratégias existentes para o planejamento de fármacos, destaca-se a triagem virtual que reduz os custos em pesquisas e acelera o processo de desenvolvimento de novas moléculas bioativas. O docking molecular é uma das estratégias de planejamento de novos fármacos e tem como intuito prever a interação de uma determinada molécula bioativa em um alvo molecular selecionado. A cruzaína, enzima envolvida em importantes processos de sobrevivência do parasita causador da DC, o T. cruzi, foi escolhida como alvo molecular desse trabalho. O presente trabalho teve como objetivo determinar o melhor protocolo de docking molecular para a busca de substâncias bioativas capazes de auxiliar no tratamento da DC. Para isso, questões como a seleção do alvo molecular e os parâmetros utilizados para o processo de docking foram analisados e discutidos. Após a seleção do melhor protocolo, este foi aplicado em um novo set de moléculas. Este novo set foi criado a partir do composto MB15, que já teve sua atividade tripanocida descrita anteriormente. Após o docking, as melhores moléculas passaram por uma inspeção visual com o intuito de determinar pontos importantes de interação entre alvo e ligantes.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/3406
Aparece nas coleções:Farmácia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_ConstruçãoAplicaçãoProtocolo.pdf1,65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons