Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/2992
Título: Envelhecimento do trabalhador no tempo do capital : os ataques da contrarreforma da previdência de 2019.
Autor(es): Oliveira, Sílvia Jesiane de
Orientador(es): Ribeiro, Rodrigo Fernandes
Membros da banca: Ribeiro, Rodrigo Fernandes
Mesquita, Adriana de Andrade
Perez, Davi Machado
Palavras-chave: Capitalismo - aspectos sociais
Envelhecimento
Contra-reforma - aspectos sociais
Data do documento: 2021
Referência: OLIVEIRA, Sílvia Jesiane de. Envelhecimento do trabalhador no tempo do capital: os ataques da contrarreforma da previdência de 2019. 2021. 70 f. Monografia (Graduação em Serviço Social) - Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2021.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo central apresentar os principais impactos da contrarreforma da previdência social, sob forma da EC 103 de 2019. Como objetivos específicos, primeiramente buscou-se apresentar os fatores que permeiam o processo de envelhecimento, considerando como fator agravante o modo de produção capitalista. Para o cumprimento destes objetivos, recorreu-se à análise qualitativa das análises teóricas sobre o envelhecimento e as políticas previdenciárias, de cunho crítico e marxista, assim como as legislações previdenciárias dos últimos 40 anos. Observou-se o quanto a classe social interfere no processo de envelhecimento, desde a exploração da força de trabalho, até aos valores difundidos que reproduzem o pensamento burguês com falácias como a meritocracia e a romantização do trabalho. Considerou-se também as ações do Estado que capturado pelo capital tende a agir como uma ferramenta a serviço do capitalismo. Posteriormente, evidenciou-se os impactos trazidos pelas contrarreformas da previdência social, após a promulgação da Constituição Federal de 1988, em especial a mais recente, EC 103 de 2019, apontando impactos da mesma sobre o trabalhador envelhecido. Dentre essas mudanças, o aumento da idade mínima para a aposentadoria, as regras de transição, dentre outras, impossibilitam que uma fração cada vez maior de trabalhadores possa receber benefícios tais como pensão e aposentadoria. Logo, concluiu-se que as mudanças trazidas tendem a gerar mais pobreza, ocasionando o aprofundamento das desigualdades sociais, e agudização das expressões da chamada “questão social”.
Resumo em outra língua: Esta investigación tiene como objetivo central presentar los principales impactos de la contrarreforma de la seguridad social, en forma de CE 103 de 2019. Como objetivos específicos, primero tratamos de presentar los factores que impregnan el proceso de envejecimiento, considerando como factor agravante el modo capitalista de producción. Para lograr estos objetivos, utilizamos el análisis cualitativo de los análisis teóricos sobre el envejecimiento y las políticas de seguridad social, de carácter crítico y marxista, así como la legislación de seguridad social de los últimos 40 años. Se observó cuánta clase social interfiere en el proceso de envejecimiento, desde la explotación de la fuerza de trabajo, hasta los valores generalizados que reproducen el pensamiento burgués con falacias como la meritocracia y la romanticización del trabajo. También se consideró que las acciones del Estado capturado por el capital tienden a actuar como una herramienta al servicio del capitalismo. Posteriormente, los impactos traídos por las contrarreformas de la seguridad social se evidenciaron, después de la promulgación de la Constitución Federal de 1988, especialmente la más reciente, CE 103 de 2019, señalando sus impactos en el trabajador envejecida. Entre estos cambios, el aumento de la edad mínima de jubilación, las normas de transición, entre otros, hacen imposible que una fracción cada vez mayor de trabajadores reciban prestaciones como pensión y jubilación. Por lo tanto, se concluyó que los cambios provocados tienden a generar más pobreza, causando la profundización de las desigualdades sociales, y agudizando las expresiones de la llamada "cuestión social".
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/2992
Aparece nas coleções:Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_EnvelhecimentoTrabalhadorTempo.pdf726,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons