Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/2807
Título: O processo ativo do envelhecer no seculo XXI.
Autor(es): Amaral, Zenith Eliana do
Orientador(es): Gonçalves, Taciane Couto
Membros da banca: Gonçalves, Taciane Couto
Mascarenhas, Raquel Mota
Soares, Itassumara Rocha
Palavras-chave: Envelhecimento - Aspectos sociais
Educação não-formal
Idosos - Política governamental
RECRIAVIDA - Projeto - Mariana - MG
Data do documento: 2019
Referência: AMARAL, Zenith Eliana do. O processo ativo do envelhecer no século XXI. 2019. 56 f. Monografia (Graduação em Serviço Social) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2019.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar o projeto RECRIAVIDA, desenvolvido na cidade de Mariana (Minas Gerais), identificado como um dos espaços criados pelo município para atender a população idosa local. Diante de um contexto de crescente envelhecimento populacional no país e, em especial, na cidade, reconhece-se a fragilidade da rede sócio-assistencial voltada ao atendimento do público idoso. Tendo apresentado algumas considerações sobre o processo de envelhecimento e sobre as leis existentes no Brasil, passa-se ao reconhecimento da população idosa no território num esforço de tentar subsidiar a análise dos limites e das potencialidades do projeto RECRIAVIDA. Com isso, percebe-se que tal projeto detém uma característica eminentemente educativa que, entretanto, não é uma característica explora no sentido de direcionar para um tipo de qualificação técnica (de maneira que o/a idoso/a que assim se interessar posso obter algum rendimento com sua ocupação) e, muito menos, para uma intervenção política e social.
Resumo em outra língua: Este documento tiene como objetivo analizar el proyecto RECRIAVIDA, desarrollado en la ciudad de Mariana (Minas Gerais), identificado como uno de los espacios creados por el municipio para atender a la población local de ancianos. Frente a un contexto de creciente envejecimiento de la población en el país y, especialmente, en la ciudad, se reconoce la fragilidad de la red de asistencia social centrada en el cuidado del público de edad avanzada. Después de presentar algunas consideraciones sobre el proceso de envejecimiento y las leyes existentes en Brasil, procedemos al reconocimiento de la población de personas mayores en el territorio en un esfuerzo por tratar de subsidiar el análisis de los límites y las potencialidades del proyecto RECRIAVIDA. Con esto, queda claro que dicho proyecto tiene una característica eminentemente educativa que, sin embargo, no es una característica explota en el sentido de dirigir a un tipo de calificación técnica (para que las personas mayores que estén tan interesadas puedan obtener algo ingresos de su ocupación) y, mucho menos, por intervención política y social.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/2807
Aparece nas coleções:Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_ProcessoAtivoEnvelhecer.pdf1,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons