Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/2588
Título: Desenvolvimento de um aplicativo para avaliação do fundamento do saque no jogo de tênis.
Autor(es): Andrade, Axel Junio Almeida de
Orientador(es): Silva, Elton José da
Membros da banca: Souza, Marcone Jamilson Freitas
Silva, Saul Emanuel Delabrida
Silva, Elton José da
Palavras-chave: Tênis - jogo
Aplicativos móveis
Avaliação
Data do documento: 2019
Referência: ANDRADE, Axel Junio Almeida de. Desenvolvimento de um aplicativo para avaliação do fundamento do saque no jogo de tênis. 2019. 90 f. Monografia (Graduação em Ciência da Computação) - Instituto de Ciências Exatas e Bioloógicas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2019.
Resumo: O objetivo deste trabalho é desenvolver um aplicativo para profissionais de tênis, que permita realizar a avaliação do movimento corporal do atleta, no momento do saque. O saque é um dos fundamentos mais importantes do tênis e com uma boa execução proporciona uma melhor oportunidade de ter o controle do jogo. A execução do saque é uma tarefa difícil de dominar, sendo que muitos fatores podem afetá-la. Um dos grandes desafios dos treinadores de tênis é avaliar o desempenho de seus atletas em fundamentos de alta velocidade e com muitos passos a serem analisados, como o saque. Neste trabalho, foi aplicado o processo de Design de Interação para criação de um protótipo de alta fidelidade de um aplicativo capaz de auxiliar a avaliação do saque, bem como foi desenvolvido o aplicativo em questão. O desenvolvimento de ambas as tarefas foi guiado pelos conceitos de Mobile Learning e Interação Humano Computador (IHC). Foram utilizados os métodos de Avaliação Heurística e o SUS para realização de testes de usabilidade com os usuários finais. Espera-se que o aplicativo seja uma ferramenta valiosa para auxiliar treinadores de tênis, no que se refere à análise do movimento corporal exigido pelo saque, trazendo benefícios para o treinamento dos atletas.
Resumo em outra língua: The objective of this work is develop a mobile application for tennis professionals, which allows the evaluation of athlete’s body movement when performing the serve. The serve is one of the most important fundamentals of tennis and, when properly executed, it provides the athlete with a great opportunity of having the control of the match. The execution of a tennis serve is a hard task to master, since many factors can affect it. One of tennis coaches’ greatest challenges is to evaluate how their athletes perform at fundamentals caracterized by its high speed and number of steps to be analyzed, such as the serve. In this work, a process for creating a high fidelity prototype was used to build a mobile application that helps the evaluation of a tennis serve. Both tasks development were guided by the concepts of Mobile Learning and Human Computer Interaction (HCI). Heuristic assessment methods and SUS were used to perform usability tests with end users. The app is expected to be a valuable tool to assist tennis coaches in analyzing the body movement required by the serve, bringing benefits to athlete training.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/2588
Aparece nas coleções:Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_DesenvolvimentoAplicativoAvaliação.pdf12,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons