Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/2247
Título: Christopher Wolfgang Alexander e Elomar Figueira Melo : da permeabilidade existente entre arquitetura e música e da necessidade de reflexão sobre metodologia de projeto.
Autor(es): Eiras, Samuel D'Angelo Seabra
Orientador(es): Aguiar, Tito Flávio Rodrigues de
Membros da banca: Aguiar, Tito Flávio Rodrigues de
Lobato, Anna Gabriela Alves
Moura, Débora Andrade Gomes
Palavras-chave: Arquitetura
Música
Composição
Projeto
Metodologia de projeto
Data do documento: 2019
Referência: EIRAS, Samuel D'Angelo Seabra. Christopher Wolfgang Alexander e Elomar Figueira Melo: da permeabilidade existente entre arquitetura e música e da necessidade de reflexão sobre metodologia de projeto. 2019. 109 f. Monografia (Graduação em Arquitetura e Urbanismo) - Escola de minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2019.
Resumo: Este trabalho parte da constatação de que tanto a Arquitetura quanto a Música ocupam espaços. E se conduzem através deles, produzindo formas, respectivamente arquitetônicas e musicais. A partir dessa consideração, esse trabalho busca refletir sobre os nexos entre os campos da arquitetura e da música e sobre a possível convergência entre modos de produção, arquitetônicos e musicais. A ideia de estabelecer a ligação entre os processos de criação na Arquitetura e na Música é mais antiga que pensamos. Assim como não é recente a constatação da necessidade e conveniência de abordagens transdisciplinares para os processos de projetos no campo da Arquitetura, de maneira a aperfeiçoar a elaboração das obras arquitetônicas. Este trabalho procura contribuir para uma abordagem transdisciplinar dos processos de projeto investigando a composição das formas musicais e o sistema de composição arquitetônica proposto nos anos 1960 e 1970 por Christopher Alexander.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/2247
Aparece nas coleções:Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_ChristopherWolfgangAlexander.pdf1,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ANEXO_ChristopherWolfgangAlexander.mp3180,37 MBUnknownVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons