Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/2065
Título: Análise da zona de recarga e sua interação com o aquífero cárstico na lagoa do Matadouro, zona urbana de Sete Lagoas : uma abordagem científica e ambiental.
Autor(es): Assunção, Pedro Henrique da Silva
Orientador(es): Galvão, Paulo Henrique Ferreira
Membros da banca: Galvão, Paulo Henrique Ferreira
Costa, Adivane Terezinha
Carvalho, Ana Maciel de
Palavras-chave: Carste
Hidrogeologia
Aquíferos
Sete Lagoas - MG
Data do documento: 2019
Referência: ASSUNÇÃO, Pedro Henrique da Silva. Análise da zona de recarga e sua interação com o aquífero cárstico na lagoa do Matadouro, zona urbana de Sete Lagoas : uma abordagem científica e ambiental. 2019. 75 f. Monografia (Graduação em Engenharia Geológica) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2019.
Resumo: Os aquíferos cársticos são importantes reservatórios de água potável que abastecem a população de diversas cidades situadas sobre esses mananciais subterrâneos. Contudo, eles são extremamente vulneráveis a contaminação, haja vista que a alta velocidade do fluxo subterrâneo permite que os contaminantes alcancem as águas subterrâneas rapidamente e sem tempo suficiente para se degradarem. Em Sete Lagoas a maior parte da água para o abastecimento humano é proveniente do aquífero cárstico, constituído pelas rochas carbonáticas da Formação Sete Lagoas do Grupo Bambuí. O crescimento urbano acelerado e sem planejamento do município provocou o aumento da demanda de água ocasionando uma superexplotação, além de problemas como subsidências e contaminação do aquífero. A área de estudo está localizada na zona urbana de Sete Lagoas, onde encontram-se poços tubulares do SAAE que estão captando águas contaminadas por esgoto e matéria orgânica, sendo a lagoa e córrego do Matadouro possíveis fonte desse impacto, indicando prováveis conexões com o aquífero. Portanto, a fim de se investigar essas conexões entre as zonas de recarga e o aquífero cárstico e avaliar os impactos na quantidade e qualidade das águas subterrâneas, foram realizados o sensoriamento remoto e o mapeamento geomorfológico e ambiental, a análise climatológica, além de um teste de bombeamento de aquífero de 48 horas. Foi possível identificar dolinas e uvalas consideradas feições de recarga autogênica e concentrada, além disso, observaram-se impactos ambientais próximos a zonas de recarga. Constatou-se que a dinâmica hídrica da lagoa do Matadouro é influenciada pela hidrodinâmica regional e que não houve mudanças nas condições hidráulicas do aquífero. As contaminações por coliformes, escherichia coli, nitrito e por matéria orgânica indicaram a conexão hídrica da lagoa e do córrego do Matadouro com o aquífero.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/2065
Aparece nas coleções:Engenharia Geologica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_AnáliseZonaRecarga.pdf9,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons