Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/2044
Título: Arcabouço estratigráfico e estrutural da zona de influência da Falha do Engenho em seu segmento oriental, QF, MG.
Autor(es): Gomes, Mateus Brandão
Orientador(es): Martins, Maximiliano de Souza
Membros da banca: Marconato, André
Fonseca, Marco Antônio
Martins, Maximiliano de Souza
Palavras-chave: Falhas - geologia
Mapeamento geológico
Quadrilátero Ferrífero - Minas Gerais
Geologia estrutural
Data do documento: 2019
Referência: GOMES, Mateus Brandão. Arcabouço estratigráfico e estrutural da zona de influência da Falha do Engenho em seu segmento oriental, QF, MG. 2019. 73 f. Monografia (Graduação em Engenharia Geológica) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2019.
Resumo: Na terminação meridional do Cráton São Francisco encontra-se o Quadrilátero Ferrífero (QF), na porção centro-sul do estado de Minas Gerais. O QF é uma das áreas mais estudadas do Brasil, principalmente pela ocorrência de importantes depósitos de filiação metálica associados a estruturas sub-regionais de grande complexidade tectônica. Uma destas estruturas é a denominada “Falha do Engenho” (FE), estrutura de direção EW que se impõe como um imponente limite morfotectônico para a ocorrência das unidades da cobertura paleoproterozóica sobre conjuntos de rochas cristalinas que compõe o embasamento regional neste segmento do QF. Acerca de sua interpretação, a FE é por alguns entendida como uma estrutura de natureza extensional, em contexto sin-orogênico, que afetou o embasamento cristalino e que delimitava a sedimentação das unidades proterozoicas, sendo posteriormente reativada como uma zona de cisalhamento dúctil com cinemática oblíqua sinistral. Por outro lado, tem sido também associada a intensos processos de dobramentos ocorridos durante a orogênese paleoproterozóica. Este Trabalho de Conclusão de Curso foi realizado, em escala 1:10.000, na porção oriental da FE, nas proximidades do distrito de Santo Antônio do Salto, pertencente a cidade de Ouro Preto. Abrangendo uma área de 62km2, o mapa geológico produzido trouxe um considerável nível de detalhamento acerca da caracterização das unidades litodêmicas, representadas pelo Complexo Santo Antônio do Pirapetinga e pelas suítes intrusivas, e litoestratigráficas, notadamente os grupos Sabará e Itacolomi. Com dados estratigráficos e estruturais, obteve-se um modelo de deposição e evolução das unidades mapeadas.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/2044
Aparece nas coleções:Engenharia Geologica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_ArcabouçoEstratigráficoEstrutural.pdf4,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons