Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/2037
Título: Arcabouço estratigráfico e estrutural da Formação Moeda (Grupo Caraça, Supergrupo Minas) na porção noroeste do Sinclinal Ouro Fino e segmento sul do Sinclinal Gandarela, Quadrilátero Ferrífero, MG.
Autor(es): Barbosa, Douglas dos Santos
Orientador(es): Martins, Maximiliano de Souza
Madureira, Rafael da Silva
Membros da banca: Martins, Maximiliano de Souza
Marconato, André
Fonseca, Marco Antônio
Palavras-chave: Geologia estratigráfica
Geologia estrutural
Formação Moeda
Sinclinal Gandarela
Sinclinal Ouro Fino
Quadrilátero Ferrífero
Data do documento: 2019
Referência: Barbosa, Douglas dos Santos. Arcabouço estratigráfico e estrutural da Formação Moeda (Grupo Caraça, Supergrupo Minas) na porção noroeste do Sinclinal Ouro Fino e segmento sul do Sinclinal Gandarela, Quadrilátero Ferrífero, MG. 2019. 67 f. Monografia (Graduação em Engenharia Geológica) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2019.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo a caracterização e entendimento do arcabouço estratigráfico e estrutural da Formação Moeda no segmento sul do Sinclinal Gandarela e porção noroeste do Sinclinal Ouro Fino. Para isso foram realizados trabalhos de campo para reconhecimento, descrição e obtenção de dados para interpretação dos diferentes aspectos geológicos que constituem a área. A integração com os dados de Santos (2018) possibilitou a determinação da ocorrência de três associações de litofácies (Alg1, Alg e Alg3) que caracterizam a Formação Moeda no extremo Sul do Sinclinal Gandarela. Para a porção Noroeste do Sinclinal Ouro Fino, nota-se a existência de duas bacias (Ouro Fino Superior e Ouro Fino Inferior), que são preenchidas por três associações de litofácies (Alof1, Alof2 e Alof3) que constituem a sequência da Formação Moeda para a área. Tanto a bacia no extremo sul do Sinclinal Gandarela, quanto as bacias desenvolvidas na porção noroeste do Sinclinal Ouro Fino apresentam evolução tectônica herdam a partir de estruturas pré-existentes da fase de abertura da Bacia Minas. As evoluções paleoambientais e estratigráficas para as três bacias são caracterizadas como de leque aluvial, com influência associado a borda de falha gradando para ambientes distais de leque aluvial dominados por rio entrelaçado.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/2037
Aparece nas coleções:Engenharia Geologica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_ArcabouçoEstratigráficoEstrutural.pdf8,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons