Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/1968
Título: Elaboração de dashboards para análises de big data como vantagem competitiva para o planejamento estratégico em uma organização.
Autor(es): Araújo, Gabriel Tonini de
Orientador(es): Gomes, Helton Cristiano
Membros da banca: Silva, Washington Luís Vieira da
Neves, Davi das Chagas
Souza, Ana Carolina Rodrigues da Rocha
Gomes, Helton Cristiano
Palavras-chave: Planejamento estratégico
Setor automotivo
Big data
Data do documento: 2019
Referência: ARAÚJO, Gabriel Tonini de. Elaboração de dashboards para análises de big data como vantagem competitiva para o planejamento estratégico em uma organização. 2019. 47 f. Monografia (Graduação em Engenharia de Produção) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2019.
Resumo: As transformações recentes no mundo globalizado têm impactado a maneira como as organizações fazem negócios, uma vez que a competitividade e a quantidade de dados disponíveis aumentaram substancialmente. Com isso, torna-se necessário que as empresas tomem decisões assertivas em relação ao seu planejamento estratégico de forma a garantir a sustentabilidade dos negócios a longo, médio e curto prazo. Desse modo, esse trabalho buscou utilizar o Big Data e as suas aplicações como vantagem competitiva para o planejamento estratégico de uma empresa do setor automotivo. A partir de uma abordagem qualitativa, realizou-se um estudo de caso que visou transformar grandes volumes de dados em informações úteis através da elaboração de dashboards no software Power BI para auxiliar uma empresa automobilística na revisão do seu PE. Esse estudo teve as seguintes etapas: coleta, tratamento e exploração de dados e análise dos resultados para a geração de insights, tais como: investimentos em análises de benchmark, medidas de redução de custo para o cliente final em conjunto com ações comerciais visando aumentar as vendas de carros à vista e o crescimento dos veículos híbridos como oportunidade para a empresa aumentar market share. Através dessas etapas, o presente estudo mostrou que é fundamental a exploração dos dados que estão disponíveis para as empresas de forma a gerar insights com informações de alto valor que são fundamentais para o planejamento estratégico delas.
Resumo em outra língua: The changes of the globalized world have impacted the way which companies make business as the competition and amount of available data substantially increased. Thus, it is necessary that companies make assertive decisions regarding their strategic plan in order to ensure the sustainability of the business in the long, mid and short term. Due to this, this work has sought to use the Big Data and its applications as a competitive advantage for the strategic planning of an automotive company. This study has a quantitative approach and carried out a case study which aimed to transform a large amount of data into useful information through the creation of dashboards using the software Power BI to support a carmaker to review its strategic plan. This work has the following steps: data collection, data processing, data mining and results analysis. Throughout these steps, this study has proved that is very important to explore the companies’ available data in order to get insights with valuable information which are fundamental for the strategic planning.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/1968
Aparece nas coleções:Engenharia de Produção - OP

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_ElaboraçãoDashboardsAnálises.pdf1,92 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons