Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/1832
Título: Comparação de diversos arranjos de eletrorresistividade para caracterização de descontinuidades em maciços rochosos fraturados.
Autor(es): Pereira, Victor Coelho
Orientador(es): Bacellar, Luis de Almeida Prado
Membros da banca: Bacellar, Luis de Almeida Prado
Barbosa, Maria Sílvia Carvalho
Cardoso, Luiz Henrique
Palavras-chave: Geofísica
Eletrorresistividade
Mecânica das rochas
Data do documento: 2019
Referência: PEREIRA, Victor Coelho. Comparação de diversos arranjos de eletrorresistividade para caracterização de descontinuidades em maciços rochosos fraturados. 2019. 112 f. Monografia (Graduação em Engenharia Geológica) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2019.
Resumo: O emprego de métodos geofísicos elétricos tem-se mostrado uma ferramenta de investigação interessante em diversas áreas, como investigações geotécnicas, prospecção de água subterrânea e investigações geoambientais de áreas contaminadas. Esse método, além de não destrutivo, permite a caracterização de subsuperfície bem como a detecção de descontinuidades geológicas, como fraturas e falhas. O mapeamento tradicional de descontinuidades em maciços rochosos e os métodos geoelétricos são opções viáveis para a caracterização em subsuperfície. Estudos eletrorresistivos foram desenvolvidos, em modelo reduzido em laboratório, com objetivo de identificar, dentre algumas configurações intereletrodos, aquela de melhor resolução, para a detecção de duas famílias de fraturas subverticais em um maciço rochoso. Os arranjos empregados neste estudo foram: Dipolodipolo e Gradiente por caminhamento elétrico; arranjo Dipolo-dipolo equatorial, Quadrático e Wenner com a técnica azimutal. Dentre esses arranjos, o Gradiente apresentou melhor resolução na detecção dos dois conjuntos de fraturas permitindo, até estimar o número de fraturas contidas no maciço rochoso.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/1832
Aparece nas coleções:Engenharia Geologica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_ComparacaoDiversosArranjos.pdf4,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons