Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/1719
Título: Análise petrográfica dos gnaisses migmatíticos da Pedreira do Cardoso, Quadrilátero Ferrífero, MG
Autor(es): Fadul, Camila Morato
Orientador(es): Lana, Cristiano de Carvalho
Membros da banca: Lana, Cristiano de Carvalho
Medeiros Junior, Edgar Batista de
Silva, João Paulo da
Data do documento: 2018
Referência: FADUL, Camila Morato. Análise Petrográfica dos gnaisses migmatíticos da Pedreira Cardoso, Quadrilátero Ferrífero, MG. 2018. 81 f. Monografia (Graduação em Engenharia Geológica) - Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2018.
Resumo: A compreensão de migmatitos e sua gênese vêm sendo alvo de trabalhos e discussões há décadas, devido sua complexidade e peculiaridades. Atualmente, as definições de migmatito estão associadas à anatexia. Neste trabalho, optou-se pela utilização das definições em que o processo de fusão parcial pode estar associado com a presença de água livre que entra no sistema – (“water-present-melting”), assim como pode ser consequência da quebra de minerais hidratados, liberando água no sistema – (“fluid-absent”). A diferença entre esses dois processos está relacionada com a temperatura, a presença de minerais peritéticos e a quantidade de água inicial. O presente estudo investiga a formação de gnaisses migmatíticos da pedreira do Cardoso, situada no Complexo Bação, na porção sul do Cráton São Francisco, MG. A origem do Domo Bação teve início nos eventos Rio das Velhas I e II (2920-2850 Ma e 2800- 2760 Ma), e marcando o término da evolução deste Complexo Metamórfico ocorreu a geração dos granitos com alto potássio, oriundos do retrabalhamento das rochas de composição TTG em (2760-2680 Ma) no Evento Mamona. O complexo Bação é formado por rochas da série TTG (gnaisses e migmatitos), além de pequenas ocorrências de rochas de fácies metamórficas variando de xistos verdes a anfibolitos, prováveis remanescentes de greenstone belts.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/1719
Licença: Autorização concedida à Biblioteca Digital de TCC’s da UFOP pelo(a) autor(a) em 02/04/2019 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:Engenharia Geologica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_AnálisePetrográficaGnaisses.pdf6,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons