Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/1559
Título: Geotermobarometria e modelagem metamórfica dos litotipos paraderivados do Complexo Acaiaca, Minas Gerais.
Autor(es): Pereira, Lorena de Oliveira
Orientador(es): Medeiros Junior, Edgar Batista de
Membros da banca: Medeiros Junior, Edgar Batista de
Serrano, Paula Mendes
Fernandes, Victor Tavares
Palavras-chave: Petrologia
Química mineral
Rochas metamórficas
Data do documento: 2018
Referência: PEREIRA, Lorena de Oliveira. Geotermobarometria e modelagem metamórfica dos litotipos paraderivados do Complexo Acaiaca, Minas Gerais. 2018. 116 f. Monografia (Graduação em Engenharia Geológica) – Escola de Minas, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2018.
Resumo: O presente trabalho aborda as rochas paraderivadas pertencentes ao Complexo Acaiaca. O sillimanita-granada-cordierita granulito possui microestrutura inequigranular granoblástica porfiroblástia e é composto por quartzo, plagioclásio, k-feldspato, cordierita, sillimanita, biotita e granada. O litotipo Cianita-cordierita-biotita xisto é caracterizado por um desequilíbrio textural, marcado por uma massa de cordierita envolvendo os minerais, possui microestrutura inequigranular com porfiroblastos em meio a matriz lepidoblástica. Esse litotipo é composto por biotita, cordierita, cianita, quartzo, plagioclásio, granada, estaurolita, clorita e rutilo. Foram realizados estudos de química mineral nos seguintes minerais: granada, biotita, cordierita, plagioclásio, k-feldspato, estaurolita e clorita. Os dados obtidos foram realizados nos estudos geotermobarométricos, onde foram obtidas as condições de pressão e temperatura para o sillimanita-granada-cordierita granulito por volta de 716ºC e 5,5 kbar, e em torno de 639ºC para o cianita-cordierita-biotita xisto, não sendo possível obter a pressão pra esse litotipo. Os estudos de modelagem metamórfica realizados para ambos litotipos forneceram resultados em torno de 820ºC e 7,5 kbar para o sillimanita-granada-cordierita granulito, e em torno de 640ºC e 8,5 kbar para o cianita-cordierita-biotita xisto para o pico de pressão, em torno de 730ºC e 7,3 kbar representando o pico de temperatura. Os estudos geotermobarométricos realizados indicam que as condições de geração para o sillimanita-granada-cordierita granulito e o cianita-cordierita-biotita xisto são condizentes com a fácies granulito.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/1559
Licença: Autorização concedida à Biblioteca Digital de TCC’s da UFOP pelo(a) autor(a) em 21/12/2018, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:Engenharia Geologica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_GeotermobarometriaModelagemMetamórfica.pdf6,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons