Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/1533
Título: A situação dos atingidos e atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão em Mariana-MG : considerações sobre o processo de reparação.
Autor(es): Nogueira, Vanderlei Divino Cabral
Orientador(es): Bertollo, Kathiuça
Membros da banca: Bertollo, Kathiuça
Ribeiro, Rodrigo Fernandes
Silva, Marlon Garcia da
Palavras-chave: Mineração extrativista
Superexploração da força de trabalho
Teoria Marxista da Dependência
Data do documento: 2018
Referência: NOGUEIRA, Vanderlei Divino Cabral. A situação dos atingidos e atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão em Mariana-MG : considerações sobre o processo de reparação. 2018. 75 f. Monografia (Graduação em Serviço Social) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2018.
Resumo: O presente trabalho de conclusão do curso de Serviço Social é um estudo bibliográfico e documental que se baseia na realidade do processo de reparação e da mineração extrativista do século XXI. Objetiva refletir sobre a situação dos atingidos e atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão em Mariana-MG. Analisa o processo de reparação e as disputas desdobradas entre os sujeitos sociais, políticos e instituições envolvidas. Para tal, aborda e analisa o Termo de Transação e de Ajuste de Conduta (TTAC), acordo firmado entre instituições públicas e a Samarco/Vale/BHP Billiton, que cria a Fundação Renova e marca o início de todo o processo. Explicita a conjuntura pós-rompimento da barragem a partir das posições antagônicas entre os atingidos (as) e a Fundação Renova. A investigação sobre o processo de reparação leva em consideração, antes de tudo, o lugar que América Latina ocupa no capitalismo mundial. Busca-se demonstrar, a partir do marco teórico da Teoria Marxista da Dependência, especialmente Ruy Mauro Marini (2005), que o Brasil é um país de economia dependente, e que a partir dessa condição a classe trabalhadora é superexplorada. A partir desse determinante é explicitado o contexto da mineração extrativista no Brasil. Nesse sentido, inscrevemos o rompimento da barragem de Fundão como uma expressão máxima da superexploração da força de trabalho, tal qual afirma Kathiuça Bertollo (2017). Ademais, o processo de reparação dos atingidos se configura como um processo lento e sem perspectivas de resolução completa. Mesmo ocorrendo mudanças no sistema de governança da Fundação Renova, as empresas mineradoras ainda detêm um absoluto poder sobre as tomadas de decisão. Busca-se evidenciar a absoluta fragilidade do poder público, antes e depois do rompimento da barragem de Fundão, nesse contexto se destaca a inércia (proposital) dos organismos ambientais na fiscalização das barragens.
Resumo em outra língua: El presente trabajo de conclusión del curso de Servicio Social es un estudio bibliográfico y documental que se basea en la realidad del proceso de reparación y de la minería extractivista del siglo XXI. Que tiene por objetivo reflexionar sobre la situación de los afectados y alcanzados por el rompimiento de la represa de Fundão en Mariana-MG. Analiza el proceso de reparación y las disputas desplegadas entre los sujetos sociales, políticos e instituciones involucrados. Para eso, aborda y analiza el Término de Transacción y de Ajuste de Conducta (TTAC), acuerdo firmado entre instituciones públicas y Samarco / Vale / BHP Billiton, que crea la Fundación Renova y marca el inicio de todo proceso. En este sentido, rompimiento de la represa a partir de las posiciones antagónicas entre los alcanzados (as) y La Fundación Renova. La investigación sobre el proceso de reparación tiene en cuenta, ante todo, el lugar que América Latina ocupa en el capitalismo mundial. Buscar demostrar, a partir del marco teórico de la Teoría Marxista de la Dependencia, especialmente Ruy Mauro Marini (2005), que Brasil es un país de economía dependiente, y que a partir de esa condición la clase trabajadora es superexplotada. A partir de esse determinante se explicita el contexto de la minería extractivista en Brasil. En que sentido, inscribimos el rompimiento de la represa de Fundão como una expresión máxima de la superexploración de la fuerza de trabajo, tal como afirma Kathiuça Bertollo (2017). Además, el proceso de reparación de los afectados se configura como un proceso lento y sin perspectivas de resolución completa. Mismo con los cambios en el sistema de gobierno de la Fundación Renova, las empresas mineras todavía tienen un absoluto absoluto poder sobre las tomas de decisión. Se busca evidenciar la absoluta fragilidad del poder público, antes y después de la ruptura de la represa de Fundão, en este contexto destaca la inercia (intencional) de los organismos ambientales en la fiscalización de las represas.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/1533
Licença: Autorização concedida à Biblioteca Digital de TCC’s da UFOP pelo (a) autor(a) em 19/12/2018 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_SituaçãoAtingidosAtingidas.pdf1,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons