Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/1417
Título: Análise do futebol como um negócio.
Autor(es): Gonçalves, João Paulo Oliveira Silva
Orientador(es): Oliveira, André Mourthé de
Membros da banca: Oliveira, André Mourthé de
Oliveira, Francisco Horácio Pereira de
Cosentino, Daniel do Val
Palavras-chave: Futebol - administração
Indicadores econômicos
Negócio - administração
Dívidas
Data do documento: 2018
Referência: GONÇALVES, João Paulo Oliveira Silva. Análise do futebol como um negócio. 2018. 35 f. Monografia (Graduação em Ciências Econômicas) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2018.
Resumo: O futebol é um dos esportes mais populares do mundo. Nascido na Europa, o esporte foi trazido para o Brasil em 1894. A princípio como uma mera forma de lazer e posteriormente como profissão, o esporte se transformou em um negócio bilionário. Porém ao falar da administração do futebol no Brasil, depara-se com um grande problema: o baixo grau de profissionalismo na gestão dos clubes brasileiros. Esse tem sido apontado como o principal fator da crise financeira e estrutural dos clubes. Nesse cenário, esse trabalho teve como objetivo fazer uma análise do futebol brasileiro como um negócio através da análise dos indicadores de receita, endividamento e déficit dos principais clubes brasileiros entre os anos de 2011 a 2014, com o intuito de identificar como a gestão dos clubes pode ser essencial no processo de busca pela excelência do negócio. Através de uma pesquisa bibliográfica, chegamos à conclusão de que o futebol necessita de uma gestão eficiente e que a eficácia da gestão do mesmo deve ser medida também em termos de lucratividade, e não apenas pelo desempenho em campo.
Resumo em outra língua: The Football is one of the most popular sports in the world. Born in Europe, the sport was brought to Brazil in 1894. First as a mere form of leisure and later as a profession, the sport became a billionaire business. However, when talking about the administration of football in Brazil, there is a big problem: the low degree of professionalism in the management of Brazilian clubs. This has been pointed out as the main factor of the financial and structural crisis of the clubs. In this scenario, this work aimed to analyze Brazilian soccer as a business through the analysis of revenue, debt and deficit indicators of the main Brazilian clubs from 2011 to 2014, in order to identify how club management can be essential in the pursuit of business excellence. Through a bibliographical research, we came to the conclusion that football needs efficient management and that the effectiveness of football management must be measured in terms of profitability, not just in-field performance.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/1417
Licença: Autorização concedida à Biblioteca Digital de TCC’s da UFOP pelo(a) autor(a) em 20/03/2018 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_AnáliseFutebolNegócio.pdf1,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons