Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/1244
Título: A crise no mundo do trabalho e a produção de corpos sobrantes : uma análise do fenômeno migratório moderno com foco na migração haitiana em Curitiba - PR.
Autor(es): Onuka, Andressa Midori Baptista
Orientador(es): Mendes, Rafael Santiago
Membros da banca: Mendes, Rafael Santiago
Carvalho,Thaíse Seixas Peixoto de
Roza, Isis Silva
Palavras-chave: Mobilidade de mão-de-obra
Migração - Haiti
Xenofobia
Capital - economia
Data do documento: 2018
Referência: ONUKA, Andressa Midori Baptista. A crise no mundo do trabalho e a produção de corpos sobrantes : uma análise do fenômeno migratório moderno com foco na migração haitiana em Curitiba - PR. 2018. 79 f. Monografia (Graduação em Serviço Social) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2018.
Resumo: O processo migratório internacional tem se apresentado como um dos principais fenômenos contemporâneos. Objetivou-se nessa pesquisa compreender o conjunto de fatores que levam e caracterizam a mobilidade da força de trabalho, demarcando os principais desafios postos a esses imigrantes. Para tal, o trabalho inicia-se a partir da análise do fenômeno migratório enquanto expressão da crise estrutural do capital, uma vez que o seu fervor em valorizar toda força de trabalho se cansou diante da elevação da composição orgânica do capital, resultando em um desequilíbrio no seu processo de valorização (desunião entre capital e trabalho) e no esgotamento do capitalismo enquanto modelo civilizatório. Esse desequilíbrio, derivado de suas próprias leis regentes, acarreta no desemprego em massa e na pauperização, que tornam-se características cotidianas nesta conjuntura de colapso. Assim, o direito depositado - e negado - universalmente aos indivíduos de oferecerem sua força de trabalho à qualquer mercado dos cinco continentes tornou-se outra peculiaridade dos sujeitos modernos. Em seguida, contextualizamos a política migratória no Brasil, apresentando seus avanços e como ela se configura nos dias atuais. Finalizando este trabalho, nos detemos na imigração haitiana em Curitiba-PR e para isso realizamos um resgate histórico da formação do território haitiano. Posteriormente, elaboramos uma análise sobre os principais desafios postos aos imigrantes e ao trabalho dos(as) assistentes sociais no que tange esse contexto desafiador, de perda coercitiva e violenta das raízes geográficas, familiares, culturais e sociais que perpassam a vida de milhões de pessoas. A investigação realizada é do tipo exploratória com dados coletados a partir de pesquisa bibliográfica e empírica. Os dados empíricos foram coletados através de entrevistas semiestruturadas com três haitianos e uma assistente social que atua no CRAS, em Curitiba. Os resultados da pesquisa possibilitaram melhor compreensão sobre o processo migratório, além de oferecer uma aproximação sobre a realidade desses imigrantes no Brasil e sobre o cotidiano profissional da assistente social que atua nessa temática.
Resumo em outra língua: El proceso migratorio internacional se ha presentado como uno de los principales fenómenos contemporáneos. Se objetivó en esa investigación comprender el conjunto de factores que llevan y caracterizan la mobilidad de la fuerza de trabajo, demarcando los principales desafíos puestos a esos inmigrantes. Para ello, el trabajo se inicia a partir del análisis del fenómeno migratorio como expresión de la crisis estructural del capital, una vez que su fervor en valorizar toda la fuerza de trabajo se cansó delante la elevación de la composición orgánica del capital, resultando en un desequilibrio en su proceso de valorización (desunión entre capital y trabajo) y en el agotamiento del capitalismo como modelo civilizatorio. Este desequilibrio, derivado de sus propias leyes regentes, acarrea en el desempleo masivo y en la pauperización, que se convierten en características cotidianas en esta coyuntura de colapso. Así, el derecho depositado -y negado- universalmente a los individuos de ofrecer su fuerza de trabajo a cualquier mercado de los cinco continentes se convirtió en otra peculiaridad de los sujetos modernos. A continuación, contextualizamos la política migratoria en Brasil, presentando sus avances y cómo se configura en los días actuales. Finalizando este trabajo, nos detenemos en la inmigración haitiana en Curitiba y para ello realizamos un rescate histórico de la formación del territorio haitiano. Posteriormente, elaboramos un análisis sobre los principales desafíos planteados a los inmigrantes y al trabajo de los asistentes sociales en lo que se refiere a ese contexto desafiante, de pérdida coercitiva y violenta de las raíces geográficas, familiares, culturales y sociales que atraviesan la vida de millones de personas . La investigación realizada es del tipo exploratorio con datos recolectados a partir de la investigación bibliográfica y empírica. Los datos empíricos fueron recolectados partir de entrevistas semiestructuradas con trés haitianos y una asistente social que actúa en el CRAS, en Curitiba. Los resultados de la investigación es posibilitar una mejor comprensión acerca del proceso migratorio, además de ofrecer una aproximación de la realidad de esos inmigrantes en Brasil y el cotidiano profesional de la asistente social que actúa en este tema.
URI: http://www.monografias.ufop.br/handle/35400000/1244
Licença: Autorização concedida à Biblioteca Digital de TCC’s da UFOP pelo(a) autor(a) em 27/02/2018 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.
Aparece nas coleções:Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_CriseCorposSobrantes.PDF938,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons